Viajar para destinos inspirados pela mídia estão entre as tendências para o próximo ano. De acordo com a pesquisa ‘Tendências Globais de Viagens para 2024’, divulgada pela Visa, os influenciadores colaboram cada vez mais na escolha por destinos, principalmente entre os jovens e a geração Z.

E, no ramo da hotelaria, não é diferente. O trabalho dos influencers digitais, desde que realizado da forma correta, pode impactar positivamente em resultados de ocupação e reconhecimento de marca. No entanto, especialistas alertam que essa ação de comunicação precisa ser estratégica, tendo começo, meio e fim.

“Hoje, 90% dos brasileiros usam o Instagram para planejar uma viagem, por exemplo. O poder de alcance dos influenciadores digitais é muito grande, mas todo esse trabalho deve ser feito de forma segura para garantir resultados”, comenta Maria Priscila Nabozni, CEO da Mundo Mapping, plataforma de autogestão para contratação de influenciadores, que conecta os creators às marcas e empresas.

Pautada no aumento considerável da busca de influenciadores por parcerias com hotéis, a especialista indica o que é preciso saber antes de fechar uma permuta ou ação paga com influenciadores digitais, para realmente ter resultados concretos.

 

Moeda de troca

Uma das vantagens do turismo e da hotelaria no fechamento de ações com influenciadores é em relação ao pagamento. A moeda de troca, em quase 100% dos casos, são as próprias hospedagens e experiências. Isso facilita a negociação e viabiliza ao hoteleiro um grande poder nesta troca. No entanto, a possibilidade precisa ser utilizada de forma planejada e documentada: “não é porque acaba se tornando fácil realizar o pagamento em diárias, que o processo do acordo será feito simplesmente por um combinado de boca. O risco neste processo é muito grande, e vemos isso acontecer o tempo todo na hotelaria”, afirma Maria Priscila.

 

Definindo objetivos

Com uma moeda de troca extremamente vantajosa aos empreendimentos e valiosa para este público, é necessário definir como e por que usá-la. Saber se o objetivo da parceria será branding ou conversão para vendas. Se a escolha for por vendas, é necessário metrificar o trabalho do influenciador, usando de promocode ou um programa de afiliados.  Isso é possível com o uso de links tagueados ou promocodes específicos, por exemplo.

 

Deu match

Com os objetivos definidos, é necessário saber se o perfil do influenciador tem relação com o posicionamento do empreendimento ou da marca. A indicação é analisar e verificar se os números deste profissional são reais, verificar o histórico baseado em polêmicas ou se já causou problemas em ações anteriores. Aqui deixamos a dica para usar a calculadora de engajamento da Mundo Mapping, que é gratuita e poderá ajudar neste processo.

 

Medindo a audiência

Deve-se realizar uma análise cuidadosa da audiência do influenciador e identificar quem são seus seguidores. Certifique-se de que eles estejam alinhados com o público-alvo do seu meio de hospedagem, para obter assim melhores resultados. Se o empreendimento é de luxo, por exemplo, é preciso escolher influenciadores que conversem com esse target.

 

O combinado não sai caro – mas tenha um contrato

Depois que a escolha dos objetivos e do influenciador estiver definida, o mais importante é ter o projeto alinhado em contrato e assinado por todas as partes, a fim de dar segurança não só aos empreendimentos, mas também aos influenciadores.

Na plataforma Mundo Mapping, que faz a gestão e contratação de influenciadores, este processo contratual é automático. Além disso, o serviço digital possibilita a busca e realiza ofertas de parcerias para mais de 8.000 influenciadores de todo o Brasil. A startup analisa todos os perfis cadastrados e avalia o seu rendimento, ao passo que os influenciadores se inscrevem em busca de parcerias para a divulgação. As empresas cadastradas podem propor campanhas a eles.

O portfólio da plataforma conta com diversas campanhas bem-sucedidas, entre elas a ação Squad Girls, viagem das influenciadoras Camila Loures, Gabi Lopes, Flay e Gizelly Bicalho para curtir a neve em Bariloche. O Gabi Weekend, aniversário de 28 anos da influencer Gabi Lopes em Punta Cana junto ao Hard Rock Resorts, além de outros hotéis que já estão utilizando como a Rede Nacional Inn, Cana Brava Resorts, Jurema Águas Quentes, Wyndham Hotels e Palladium Hotel Group, entre muitos outros.

 

Sobre a Mundo Mapping

A Startup Mundo Mapping possibilita a contratação de influenciadores digitais de forma fácil, objetiva e completa, alinhada às melhores práticas do mercado. A tecnologia 100% brasileira oferece às marcas e empresas o acesso para a contratação direta de mais de 8.000 influenciadores de 60 nichos. Com diversos benefícios para marcas e influenciadores, a Mundo Mapping viabiliza pagamentos de jobs e campanhas em dinheiro, permuta ou de forma híbrida, com escolha do prazo de pagamento personalizado.

 

Atendimento à imprensa – Mundo Mapping

Mundo Mapping

Maria Eduarda Eurich – Assistente de Comunicação – eduarda@mapa360.com.br

Loise Clemente – Coordenadora de Comunicação – loise@mapa360.com.br