Com lugar certo nas campanhas publicitárias, o marketing de influência roubou o lugar de muitas mídias tradicionais e faz parte de um cenário que vem crescendo exponencialmente no Brasil. Pesquisas apontam um aumento de 17% no segmento em 2023.

O carinho não é só do público, mas também das marcas. De acordo com o estudo da Nielsen Trust in Advertising, 71% dos consumidores confiam em publicidades e opiniões dos influenciadores. Contudo, uma observação emerge nesse contexto: a categoria de indivíduos que influenciam os consumidores ainda carece de profissionalização. O fenômeno é relativamente novo e ainda não possui regulamentações específicas e acaba por se apoiar na aplicação de princípios e leis já existentes.

Pesquisa realizada pela Mundo Mapping, plataforma que conecta influencers a marcas e empresas, aponta que, dos 8.000 influenciadores cadastrados na plataforma, 82% não possuem CNPJ. A falta deste registro empresarial pode fazer com que o influenciador deixe de participar de alguns trabalhos, principalmente para grandes marcas e organizações. “Muitas empresas exigem nota fiscal. Então obter um CNPJ é essencial para expandir parcerias e emitir documentos de modo adequado. A carreira de influencer tem potencial, mas a profissionalização é essencial”, diz a CEO da Mapping, Maria Priscila Nabozni.

Buscando ajudar quem está começando, a startup Mundo Mapping, acaba de lançar o ebook intitulado: ‘O que as marcas querem’. O material é um guia para que os influenciadores possam entender e atender às expectativas das marcas e empresas, com respaldo profissional.

Entre os capítulos, são trabalhadas informações de como os influenciadores devem se adaptar às plataformas, como se profissionalizar dentro de suas categorias, a importância da regulamentação e constituição de CNPJ, o que as empresas querem receber de conteúdo, entre muitas outras dicas.

Com 22 anos de carreira no mercado da comunicação corporativa, a idealização do e-book é da empresária e fundadora da Mundo Mapping, Maria Priscila Nabozni, considerada uma das precursoras do marketing de influência e uma das maiores referências sobre o tema no Brasil. Para a especialista, o material é um guia fundamental para os influenciadores digitais, tanto para os consolidados se aprimorar como para aqueles que têm interesse em atuar nessa categoria.

“O mercado do marketing de influência está se comportando como um grande tsunami no cenário brasileiro e, já não é novidade que possui uma grande parcela no marketing digital. O e-book é um guia único que aborda desde os conceitos básicos até as estratégias avançadas, com insights valiosos e práticas eficazes”, diz.

Para adquirir o e-book “O que as marcas querem” ou mais informações, acesse o site da Mundo Mapping.

 

Sobre a Mundo Mapping

A Startup Mundo Mapping possibilita a contratação de influenciadores digitais de forma fácil, objetiva e completa, alinhada às melhores práticas do mercado. A tecnologia 100% brasileira oferece às marcas e empresas o acesso para a contratação direta de mais de 8.000 influenciadores de 60 nichos. Com diversos benefícios para marcas e influenciadores, a Mundo Mapping viabiliza pagamentos de jobs e campanhas em dinheiro, permuta ou de forma híbrida, com escolha do prazo de pagamento personalizado.

 

Atendimento à imprensa – Mundo Mapping

Mundo Mapping

Maria Eduarda Eurich – Assistente de Comunicação – eduarda@mapa360.com.br

Loise Clemente – Coordenadora de Comunicação – loise@mapa360.com.br